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Lançamento do novo Manual da Mídia Legal
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Lançamento do novo Manual da Mídia Legal
“Jovens com versões únicas e totalmente distintas de existir – como deve ser. Políticas públicas que não contemplam as diversidades de 50 milhões de jovens que vivem no país, especialmente os(as) cerca de três milhões e seiscentos(as) mil jovens com deficiência no Brasil, segundo o Censo IBGE 2000”. Que tal expandir este diálogo?[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Esta é a provocação do Manual da Mídia Legal 6 - Comunicadores(as) pelas Políticas de Juventude, editado e distribuído gratuitamente com patrocínio da Petrobras, que a Escola de Gente – Comunicação em Inclusão lançou no dia 25 de maio.
A convite do Ministério da Educação, o Manual da Mídia Legal 6 foi lançado durante o VI Seminário do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, da Secretaria de Educação Especial (Seesp), em evento fechado que reuniu cerca de 600 professores(as) e gestores(as) da rede pública de ensino, além de representantes da sociedade civil. A Escola de Gente – equipe técnica e jovens de distintos projetos lá presentes e que autografaram a publicação – reafirma seu compromisso com a educação inclusiva também para estudantes do Ensino Médio e da Educação para Jovens e Adultos(as). A meta é que este Manual contribua, por meio de suas reflexões, para garantir mais acesso e permanência nas salas de aula comuns das redes públicas a jovens estudantes com deficiência, transtornos invasivos do desenvolvimento e altas habilidades, sempre com equiparação de oportunidades e acessibilidade.
O lançamento do Manual da Mídia Legal 6 tem parceria da Escola Superior do Ministério Público da União, Fundação Avina e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Envolve ainda uma articulação com dezenas de parceiros(as) que assinam com suas logos a contracapa da publicação. A publicação completa uma coleção iniciada em 2002 e traz análise de mídia, terminologia, comentários de especialistas em inclusão, direitos humanos e diversidade, de representantes do Ministério Público da União e de 14 jovens estudantes da Uerj capacitados pela Escola de Gente como Agentes da Inclusão 2009, durante o 6º Encontro da Mídia Legal, que se realizou em outubro de 2009. O Manual da Mídia Legal resulta de 16 horas de debates abertos à comunidade, 16 horas de oficinas de formação para os Agentes da Inclusão e uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro com o tema “Acessibilidade para a Democratização das Políticas Culturais”.
Acessibilidade - O Manual da Midia Legal 6 pode ser acessado em sete formatos acessíveis: DOC, OpenDOC, TXT e PDF no site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] a partir do dia 25 de maio. E será distribuído nos formatos: impresso em tinta, CD digitalizado e CD no formato Daisy, que têm a descrição de fotos e do formato do Manual. O objetivo é garantir que pessoas analfabetas, com deficiência ou por qualquer razão impedidas de ler um livro impresso em tinta possam conhecer e avaliar o conteúdo do livro. A acessibilidade é um direito previsto no Decreto Federal nº 5296/04 e na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU), ratificada no Brasil pelo Decreto Legislativo nº 186/08 e o Decreto Federal nº 6.949/09.
Números do projeto Encontros da Mídia Legal 2002 a 2009:
• 101 Agentes da Inclusão formados(as) entre jovens universitários(as) de Ciências Sociais, Comunicação e Direito da Uerj e da Universidade de São Paulo (USP), ambas públicas.
• 104 horas de oficinas de formação para Agentes da Inclusão.
• 6 edições do projeto Encontros da Mídia Legal realizadas.
• 69 parceiros(as) mobilizados(as) da sociedade civil, governos, conselhos, Ministério Público, parlamento, empresas, veículos de comunicação e universidades.
• 104 debates abertos à comunidade realizados com jornalistas, especialistas, autoridades governamentais e representantes do Ministério Público Federal.
• 1250 pessoas participaram como público beneficiário direto dos debates.
• 38 mil Manuais da Mídia Legal publicados.
• 6 Manuais da Mídia Legal editados.
• 2 audiências públicas provocadas pelo projeto.
• 60 reportagens analisadas.
• 5 regiões do Brasil foram representadas por seus palestrantes.
• 400 livros distribuídos aos participantes.
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